O artigo de hoje é dedicado à proteção solar. Suponho que seja um assunto do interesse de todos. Sentem-se confortavelmente e desfrutem da leitura!
Infelizmente, ainda não sabemos o suficiente sobre proteção solar. O que é o SPF? A radiação UV é realmente prejudicial? Os protetores solares são necessários apenas durante o verão? É verdade que o protetor solar impede o bronzeamento? Estas são apenas algumas questões sobre proteção solar que encontramos online. Existem tantas dúvidas quanto mitos em vários artigos. Vou tentar esclarecê-los todos!
PROTEÇÃO SOLAR – FACTOS E MITOS
A radiação solar é prejudicial para a nossa saúde?
A dúvida mais comum é se a radiação solar é realmente prejudicial para a nossa saúde. Por um lado, dizem-nos que ajuda o corpo a produzir vitamina D3. Por outro lado, somos aconselhadas a evitar banhos de sol frequentes e receamos a perspetiva de ficar com cancro de pele. Onde reside a verdade?
VANTAGENS DA EXPOSIÇÃO AO SOL
Não há dúvida que a luz solar apresenta inúmeras vantagens. A radiação UVB estimula a síntese de vitamina D3, que é essencial para a absorção de cálcio e fósforo. Além disso, algumas pessoas dizem que o bronzeado é outra vantagem da exposição solar.
DESVANTAGENS DA EXPOSIÇÃO AO SOL
A verdade é que a radiação é mais prejudicial do que benéfica. O bronzeado é simplesmente a reação defensiva do corpo ao excesso de raios UV, pois apenas a melanina – um pigmento natural – é capaz de os impedir. Também envelhecemos mais rapidamente devido à luz solar, além disso, a pele costuma ficar irritada e danificada pelo sol. E o argumento crítico é o seguinte: a radiação UV é cancerígena.
Devemos proteger-nos da luz solar?
Podemos tirar uma conclusão óbvia relacionada com o que acabou de ser dito. A proteção solar é extremamente importante. Porquê? Um protetor solar simples:
- protege a pele contra as irritações.
- reduz os danos nas células da pele.
- reduz o risco de cancro.
- atrasa o envelhecimento da pele.
Mais importante ainda, é um grande erro utilizar protetor solar apenas no verão. A radiação UV é ligeiramente menos intensa no inverno, mas ainda pode causar danos. A maneira mais fácil de perceber isso é olhando para o rosto depois de passar o dia numa pista de esqui – a pele vermelha e irritada é o efeito dos raios de sol refletidos na neve.
Qual a melhor proteção solar?
Os cremes com filtro UV são a forma mais simples de proteção solar. Podem optar por filtros físicos ou químicos. Qual a diferença? Os protetores solares físicos criam uma barreira protetora na pele e bloqueiam os raios solares, enquanto os protetores solares químicos absorver os raios como uma esponja. A propósito, vou deitar por terra outro mito: o protetor solar químico não faz mal à saúde.
Por outro lado, é verdade que os óleos vegetais naturais atuam como protetores solares naturais. O seu poder protetor não é suficientemente forte e o SPF é bastante baixo (4-10). Por falar em SPF, eis uma questão fundamental:
Qual o significado de SPF nos produtos cosméticos?
O misterioso SPF (e passo a citar) “mede a fração de raios UV que produzem queimaduras solares que atingem a pele”. Simplificando, é o nível de proteção proporcionado por um determinado filtro – quanto mais elevado o SPF, maior a proteção.
Por último, mas não menos importante, vamos deitar por terra os dois mitos mais populares sobre SPF, pois geralmente sabemos muito pouco sobre o assunto.
MITO 1. UTILIZAR UM PRODUTO COM SPF ELEVADO IMPEDE O BRONZEAMENTO.
Muitas vezes pensamos que não conseguimos ficar bronzeadas se usarmos protetor solar. Acreditamos que quanto maior o FPS, menor a probabilidade de ficarmos bronzeadas. Não é verdade! O protetor solar não bloqueia o bronzeado. Podem ficar com um bronzeado adorável usando um protetor solar com FPS elevado, mas esta forma de proteção implica que terão de esperar um pouco mais para obter a tonalidade castanha.
MITO 2. APLICAR DUAS CAMADAS DE PROTETOR SOLAR SIGNIFICA PROTEÇÃO DUPLA.
Ouvi dizer que uma quantidade maior de protetor solar é sinónimo de uma proteção mais forte. Também não é verdade! O valor do SPF é constante e não muda quando aplicam uma quantidade maior de produto. Ao aplicar uma camada mais espessa de protetor solar, podem intensificar levemente a proteção, mas certamente não ficarão muito mais protegidas.
Gostavam de saber mais sobre proteção solar? Digam-me e irei prepararar outro artigo soalheiro. 🙂
Deixe uma resposta