Os dias estão a ficar mais compridos, o ar fresco sopra-nos no rosto e estamos a preparar-nos para arrumar a nossa caixa de cosméticos. Adoro fazer isso na primavera! Mas eu sei que há raparigas que têm dificuldade a deitar fora um produto que seja. Como fazê-lo de uma forma pouco dolorosa? Garanto que é possível.

Fiquem a conhecer os meus: MÉTODOS DE SELEÇÃO DE COSMÉTICOS

A primeira regra diz para não se sentirem obrigadas a fazer nada que não queiram. Quando começam a selecionar os vossos cosméticos com relutância, o mais provável é que acabem por não deitar nada fora, ou pior – que acabem por deitar tudo ao lixo num momento de irritação. Nenhuma destas hipóteses é benéfica. Certifiquem-se de que têm tempo para fazê-lo e que não estão atarefadas. Façam-no quando tiverem pelo menos uma hora livre, e, durante este período não deixem que ninguém vos distraia enquanto escolhem os vossos batons, sombras e máscaras. Esta é, para mim, uma atividade muito relaxante.

Por onde começar?

Antes de mais, dividam os cosméticos em grupos. É mais fácil organizarem-se se souberem que não estão a deitar fora o último produto de uma certa categoria. Reúna todas as máscaras num monte separado, empilhe as sombras ao lado, depois as bases, os cremes de rosto, etc. Ao organizarem os produtos desta forma, estão a poupar tempo, concluem a tarefa mais rapidamente e têm maior controlo sobre a quantidade e o tipo de produtos que deitam fora. Uso sempre este método.

Além disso, descartem os cosméticos que já estão fora da data de validade. Nem mesmo o gloss mais bonito ou o creme de rosto mais caro será eficaz se o tempo de prateleira já tiver sido ultrapassado há alguns meses. A primeira vez que arrumei os meus cosméticos, descobri que tinha uma máscara fora de prazo há 3 anos! Estava completamente seca, não podia ser usada. E, mesmo que quisesse usá-la, por exemplo, diluindo-a, ela poderia ser prejudicial. Não se esqueçam que os cosméticos têm um período de validade por alguma razão – depois da data especificada, estes produtos podem ser prejudiciais e causar irritações. Por vezes, ao descartar cosméticos velhos, podem acabar por deitar fora metade da vossa coleção de uma só vez.

Em seguida, pensem nos produtos que efetivamente utilizam. De um pequeno grupo de cosméticos que tenha sobrado, guardem aqueles que usam todos os dias. Depois, aqueles que usam menos vezes, mas que gostam de aplicar e dos quais precisam para eventos mais importantes. Podem deitar fora ou oferecer a uma familiar ou amiga os cosméticos que restam. Não estão fora da validade, mas vocês não os utilizam – outra pessoa pode realmente gostar desses produtos. Se estiverem para deitar fora demasiados produtos, então descartem apenas aqueles que  usaram pela última vez há um ano. Considero este tipo de seleção bastante útil, especialmente quando sinto alguma dificuldade em “separar-me” de muitos produtos de uma só vez.

Desta forma, a organização dos cosméticos é uma tarefa agradável e muito mais rápida de concluir.

Autor: Esther

Centenas de ideias e uma Esther (a amante de cosméticos), a combinação perfeita para o melhor blog de beleza – com opiniões, dicas e informações úteis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *