As técnicas de coloração são um tema comum, mas parece que o cabelo não precisa da nossa ajuda para mudar de tom. Não sabiam que isto acontecia? Bem, o cabelo fica descolorido naturalmente e isso acontece por várias razões. A causa mais comum é a perda da saturação devido à exposição do cabelo ao sol. Querem saber mais sobre este fenómeno? Continuem a ler o meu artigo!

De morena a loira

Há alguns anos, eu tinha o cabelo castanho…

Dantes era escuro e refletia os raios solares com um toma dourado acastanhado bonito e brilhante. Hoje, tudo o que sobra é este tom dourado. O meu cabelo ficou mais claro à medida que os meses passavam e acabei por ficar com o cabelo loiro escuro. Não foi, obviamente, uma mudança imediata porque tive de atravessar uma fase de transição de tons bronze claros e outros mais ruivos. O comprimento do cabelo não mudou, porque as raízes continuavam escuras.

É também importante referir que não expus demasiado o cabelo ao sol e não apliquem produtos com camomila que poderiam deixar o meu cabelo mais claro. Em geral, o meu cuidado capilar não mudou e nada poderia ter promovido esta alteração na cor. Portanto, como é que é possível que o meu cabelo tenha mudado de cor sem que estivesse danificado ou enfraquecido?

Os especialistas explicam que o cabelo muda de cor por conta própria

Consultei metade dos sites na internet para encontrar a resposta para esta questão controversa ”Porque é que o meu cabelo ficou mais caro com a idade?”. Valeu a pena procurar, porque consegui encontrar a resposta e vou partilhá-la convosco 🙂

Como seria de esperar, os principais responsáveis são os genes e os melanócitos. Afinal, está tudo nos nossos genes, certo? Este mecanismo é simples. A cor natural do cabelo depende da quantidade de melanócitos produzida, pois tratam-se de células que contêm pigmentos. Estas células viajam até aos bulbos capilares para produzir um pigmento (melanina). Se um bulbo capilar perder o pigmento, então aparecem os cabelos brancos. No que toca ao processo de clareamento do cabelo, é importante ter em mente que existem dois tipos de melanina – um que escurece o cabelo e outro que torna o cabelo mais claro e arruivado. O nível de ambos os tipos de melanina é diferente para cada pessoa e podem alterar-se, com as mudanças que ocorrem no nosso organismo. Em suma, se a produção de melanina for limitada, o nosso cabelo deixa de ser castanho e passa a ser loiro, por exemplo. E não há nada de estranho nisto.

Já passaram por esta situação? 😉

Autor: Esther

Centenas de ideias e uma Esther (a amante de cosméticos), a combinação perfeita para o melhor blog de beleza – com opiniões, dicas e informações úteis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *