Decidi revolucionar o meu kit de beleza recentemente. Substituí a maioria dos cosméticos prontos por produtos naturais ou caseiros. As águas florais, também conhecidas por hidrossóis, passaram a ser as minhas favoritas. Após algumas semanas de utilização, devo dizer que os efeitos são espetaculares! O que é que são hidrossóis exatamente e como usá-los? Desfrute da leitura!

O que é que são hidrossóis?

Águas florais são os subprodutos da extração de óleos essenciais. Têm um aroma subtil e raramente causam reações alérgicas ou desconforto cutâneo. Os hidrossóis são naturais e não têm parabenos, conservantes ou aromas sintéticos. O seu principal objetivo é restabelecer o pH da pele. Lembre-se: se usar uma água floral corretamente consegue abrir os poros da pele e aumentar a absorção de substâncias suavizantes para a pele.

Os hidrossóis causam efeitos fantásticos para todos os tipos de pele. Têm o melhor efeito suavizante para as peles sensíveis, secas, com a sensação de estarem retesadas, desidratadas, inchadas, inflamadas, couperosas ou vermelhas. Se a sua pele for oleosa, use-os apenas durante o verão; escolha um tónico para outras estações do ano. Desta forma, pode manter a pele em forma, evitar brilho pouco saudável e pontos negros, além de manter as manchas do pós-verão bem longe de si.

Que água floral é melhor para si?

Não há uma resposta clara. Qualquer que seja o hidrossol escolhido, vai obter o melhor poder de suavidade. As melhores águas florais são:

  • hidrossol de hamamélis: limpa os poros e reduz a secreção de sebo
  • hidrossol de verbena: faz o mesmo que o acima
  • hidrossol de sempre-viva: destinado para pele fina, delicada, sensível e couperosa, bem como para tratar acne e inflamação
  • Água de rosas de damasco: acalma a pele irritada, reduz a atividade dos capilares
  • Hidrossol de tília: ideal para peles oleosas, desidratadas ou inflamadas
  • Hidrossol de lavanda: o melhor para iniciantes!

Como é que uso águas florais?

Quando se trata de usar hidrossóis, não há regras estritas que temos que seguir. Eu uso águas florais alternadamente com tónicos ou no lugar deles. Se quiser experimentar usar hidrossóis, lembre-se de que não funcionam como removedores de maquilhagem. Não aplique em discos de algodão, pois desta forma vai desperdiçar o produto (é absorvido pelo disco). Então, como é que se pode usar hidrossóis? Verta para as palmas das mãos e toque na pele ou borrife. As águas florais também ajudam a restabelecer o equilíbrio hidro-lipídico da pele. Depois de usar o hidrossol, aplique um sérum, óleo, gel ou creme hidratante para que seja absorvido melhor.

Autor: Esther

Centenas de ideias e uma Esther (a amante de cosméticos), a combinação perfeita para o melhor blog de beleza – com opiniões, dicas e informações úteis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *