Pó de argila cosmético – é um cosmético natural enriquecido com minerais e com ação benéfica para a nossa pele. Devido à grande quantidade de argilas disponível, podemos dizer claramente que a Mãe Natureza é generosa, uma vez que nos equipou com uma vasta gama deste cosmético orgânico.

O aspeto muitas vezes ignorado é que a argila é usada desde tempos imemoriais. Tirar proveito deste cosmético não é uma novidade, se analisarmos as ofertas de SPA e outros salões de beleza. A aplicação de pó de argila, como é típico dos tratamentos naturais de cuidado do corpo, foi inspirada pelas práticas dos povos antigo, da mesma forma que adotamos o tratamento capilar com óleo ou tratamos o corpo com mel e leite.

E a introdução fica por aqui 😉

Pó de argila cosmético. Por que é que me apaixonei por este produto?

Obviamente, devido à sua ação. As argilas naturais têm a capacidade de absorver impurezas, como sebo, toxinas, e até células mortas da pele. Como é que isso é possível? É física pura. A argila cosmético tem carga negativa, pelo que atrai substâncias carregadas positivamente.

Além disso, a argila cosmética inclui uma diversidade de micro e macroelementos essenciais para a nossa pele e fáceis de absorver. Normalmente, uma argila cosmética contém cálcio, sílica, magnésio, potássio, ferro, zinco, cobre e selénio.

A ação de cada argila cosmética é maravilhosa e pode ser descrita como purificante, antissética, reafirmante, suavizante e esfoliante.

Tipos de argilas cosméticas. Quais escolher?

Existem alguns tipos de argilas cosméticas que se distinguem, à primeira vista, apenas pela sua cor. Cada cor representa determinadas características e a aplicação de uma argila específica. Vou fazer os possíveis para explicar-vos as características de certos cosméticos que tive a oportunidade de utilizar. Espero que considerem estas descrições úteis e que vos ajudem a escolher a versão indicada para vós.

  • Argila cosmética verde – a argila mais intensa de todas as argilas cosméticas; apresenta propriedades desinfetantes, nutre, limpa a pele, estimula a regeneração e acelera os processos de auto-regeneração; na minha opinião, é a argila perfeita para peles oleosas, mistas e com acne.
  • Argila cosmética vermelha – apresenta ação semelhante à da argila verde mas é mais delicada; é indicada para peles oleosas e mistas, assim como para peles extremamente sensíveis ou cm capilares, já que apresenta propriedades adicionais que contraem os vasos sanguíneos.
  • Argila cosmética amarela – a melhor versão para peles oleosas, mistas e maduras; elimina eficazmente as toxinas da pele, refresca, fortalece e combate a desidratação porque regula a ação das glândulas sebáceas, matificando a pele.
  • Argila cosmética branca – funciona como um produto delicado de esfoliação das células da pele mortas, e também regenera, alivia, acelera os processos de cicatrização; é uma argila muito boa pra peles secas, delicadas, mate, baças e sensíveis.
  • Argila cosmética azul – é caracterizada pela sua ação muito intensa, sendo recomendada para o cuidado de peles maduras; este é o tipo de argila mais preciso a penetrar a pele, para nutrir, regenerar e conferir firmeza; até torna as rugas menos visíveis.
  • Argila cosmética cor-de-rosa – a verdade é que este tipo de argila é uma mistura de argila branca e argila vermelha (33%); é perfeita para peles secas, sensíveis, com capilares ou irritadas; apresenta ação calmante, de reforço e de contração.

Autor: Esther

Centenas de ideias e uma Esther (a amante de cosméticos), a combinação perfeita para o melhor blog de beleza – com opiniões, dicas e informações úteis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *