Também lhe acontece que, ao olhar-se ao espelho, a sua atenção é atraída para dezenas (ou mesmo centenas) de pequenas manchas pretas? Eles estão no seu nariz, bochechas e até algumas vezes na testa e no queixo. Não consegue removê-los com creme micelar porque estão localizados profundamente na pele. São PONTOS NEGROS! Como é que se livra deles? É sobre isto que vou falar hoje.
Senhoras,
Os pontos negros não afetam apenas alguns indivíduos. Na verdade, a maioria das mulheres tem-nos porque a nossa pele é naturalmente suscetível às impurezas que nos rodeiam e, além disso, a nossa pele produz frequentemente excesso de sebo e fica irritada. Esta é uma boa forma de fazer com esses pontos negros indesejados apareçam…
Pontos negros. O que são?
Os pontos negros, também conhecidos como comedões, são um tipo de condição de pele que aparece em áreas com um grande número de pontos de saída de glândulas sebáceas. Basicamente, é a chamada zona T (testa, nariz e queixo). Esta condição de pele pode assumir a forma de vermelhidão, inflamação ou hipersensibilidade.
Vale a pena perceber que podemos distinguir dois tipos de comedões:
- comedões abertos, que são os pontos negros que todos conhecemos bem
- comedões fechados, que são saliências minúsculas e claras localizadas sob a pele.
Causas comuns dos comedões
Sabe o que é que incentiva o aparecimento de pontos negros e borbulhas?
A causa direta da aparência destas manchas na pele são os depósitos de sebo e a queratinização das saídas das glândulas sebáceas. Em português simples, os comedões desenvolvem-se quando a pele é oleosa e quando todas as impurezas e sujidade se acumulam nos seus poros. Por outras palavras, um comedão é uma espécie de rolha feita com sebo, células mortas da pele e sujidade que obstruem a pele, tornam-se alimento para bactérias e causam irritações.
Obviamente, este estado não vem do nada. As causas intermediárias do desenvolvimento de comedões sobre as quais não temos poder são:
- flutuações hormonais adversas
- stress excessivo
- dieta não saudável e desequilibrada
- poluição urbana (por exemplo, poluição atmosférica)
- aplicação de produtos para cuidados de pele inadequados
- remoção inadequada de maquilhagem e limpeza facial insuficiente
- negligenciar a esfoliação facial
e muitos outros deméritos mais ou menos sérios.
Como combater os pontos negros?
Eu também costumava ter pontos negros durante muito tempo, embora não descrevesse a minha pele como propensa a acne. Eles apenas agarravam-se ao meu nariz e eu não conseguia livrar-me deles! Felizmente, depois de algumas longas batalhas travadas, consegui limpar a minha pele e agora sei como evitar pontos negros. E as soluções são várias.
3 regras cruciais para cuidar da pele afetada por pontos negros:
- Comece por prestar atenção ao que usa e como lava o rosto – dê uma vista de olhos nos cosméticos que tem e guarde apenas aqueles que não são oleosos e que limpam o rosto de forma natural sem deixar a pele muito seca.
- Adote esfoliantes para o rosto que devem ser aplicados regularmente na sua pele – pelo menos uma vez por semana esfolie a pele; isto ajuda a remover impurezas e células mortas da pele.
- Equilibre as glândulas sebáceas para evitar que o rosto fique oleoso – troque os seus hábitos de cuidados com o rosto por outros mais naturais, compre um tónico facial adequado ao pH da sua pele e lembre-se de que a hidratação é crucial.
Devo dizer também que vale a pena:
- minimizar a aplicação diária de maquilhagem
- seguir uma dieta equilibrada e rica em nutrientes
- aplicar uma máscara facial caseira para eliminar com pontos negros
Remédios para pontos negros
Definitivamente, o tratamento caseiro mais eficaz para eliminar pontos negros é um procedimento de poucas etapas que eu faço regularmente. Começo sempre com uma esfoliação facial caseira ou com um tratamento facial a vapor – quero abrir os poros da pele. Quando o meu rosto está finalmente limpo e bem preparado, prossigo com uma máscara desintoxicante e nutritiva que eu própria faço. Depois de lavar, limpo o rosto com um tónico que restaura o pH certo para a pele e deixa a minha pele incrivelmente fresca.
Que substâncias é que a vão ajudar a eliminar pontos negros?
- Chá verde (uma bomba de antioxidantes)
- Flocos de aveia (são realmente bons em absorver sebo da superfície da pele)
- Clara de ovo (funciona como um curativo que desobstrui os poros da pele)
- Argilas medicinais (desintoxicam, limpam e contraem os poros da pele)
- Carvão ativo (remove toxinas e impurezas)
Obviamente, estas não são as únicas substâncias que ajudam a combater os pontos negros, mas são as que eu honestamente recomendo que experimentem. Basicamente, sugiro que as combinem com óleos de beleza naturais ou destilados de ervas – estas misturas podem ser também muito úteis.
Deixe uma resposta