Tomar conta de pele sensível não é tão simples como pensa. A resposta da pele a quase todos os fatores externos normalmente toma forma de hiperatividade. Frequentemente, este tipo de pele desenvolve alergias rapidamente e é difícil encontrar produtos de beleza para tratar da mesma. Sendo assim,  se a sua pele for sensível, continue a ler o meu post de hoje para aprender a tomar conta dela e as coisas que devem evitar.

Lavar a sua cara com água e sabão

É uma má ideia no que toca a cuidados de peles sensíveis. Porque? Tanto o sabão como a água da torneira contribuem para a desidratação do cabelo, danifica o revestimento hidro-labial e causa irritações. Por essa razão, é definitivamente mais benéfico lavar a cara com água fervida (deixar arrefecer primeiro), da nascente, água com baixo teor de minerais ou desmineralizada. Invés de sabão, procure por produtos suaves de lavar a cara onde o ph é neutro e não tem  SLS, SLES, álcool e outras substâncias que podem irritar a pele.

Peeling para peles sensíveis

Pode tomar como garantido que se expuser a sua pele sensível a peeling, vai se tornar mais irritada rapidamente. Vermelhidão, danos na epiderme e a sensação desconfortável de pele espessa é o que provavelmente vai experienciar. Uma solução melhor é a aplicação de peelings enzimáticos ou gommage que exfoliam a pele suavemente e contêm ingredientes naturais. Este tipo de esfoliação de pele devia ser feita uma vez por semana. Nota: se a sua pele é hiperativa, reduza a frequência do tratamento para 2 vezes por mês.

Não abdique de usar produtos testados para tratamento de pele

Peles sensíveis, propensas a alergias e hiperativa não gostam de ser expostas a novos cosméticos e novos tratamentos. Se os seus produtos antigos são eficazes e não causam irritação, então qual é o objetivo em procurar novas alternativas? Certamente, não quer encorajar a sua pele a desenvolver mais alergias e irritações, quer? Por esse motivo, seja fiel a produtos de beleza que seja eficazes na sua pele a 100%.

Teste produtos de beleza antes de os aplicar 

Antes de usar um cosmético diariamente, faça um teste primeiro. Pegue numa pequena parte do produto e aplique na pele que usualmente está coberta por roupa ou cabelo. Se não verificar diferenças na sua pele em 48 horas, pode começar a usar o produto regularmente.

Demasiados banhos quentes

Água com temperaturas muito altas podem danificar o revestimento hidro-labial da pele e consequentemente deixa-la irritada. Para isso, mais vale escaldar a sua pele com água quente. Se a sua pele é sensível, tomar banho quentes é uma má ideia. Em vez de expor a sua pele a temperaturas altas, descanse o seu corpo numa banheira cheia de água morna enriquecida com óleos de beleza, ervas e fruta.

Filtros de químicos UV

Peles sensíveis, propensas a alergias e hiperativas tem de ser protegidas do sol, mas deve fazê-lo de maneira correta. Por exemplo, não use protetores solar com filtros químicos porque pode irritar e fechar os poros da sua pele. Uma maneira mais eficiente é a aplicação se protetores minerais que contêm zinco ou dióxido de titânio. Isto proíbe o sol de chegar a sua pele.

Cosméticos com óleos minerais 

Óleos minerais criam uma camada protetora na superfície da pele que a protege a dermis de agressores externos. Pode esperar que certos cosméticos funcionem bem no inverno e todas as vezes que a pele precisa de proteção. Por outro lado, óleos minerais podem entupir os poros da pele e impedir a penetração de substâncias nutritivas. Também, removendo o óleo mineral do rosto pode ser difícil.

Espero que os meus conselhos a ajudei a ficar longe de efeitos adversos por usar produtos de beleza inadequados. Se sabe outro tipo de dica, deixe o seu comentário abaixo.

Autor: Esther

Centenas de ideias e uma Esther (a amante de cosméticos), a combinação perfeita para o melhor blog de beleza – com opiniões, dicas e informações úteis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *