Desidratada, irritada, avermelhada e hiperreativa – é assim que se pode definir a pele seca. Usaria estes adjetivos para descrever a sua pele? Espero que a sua pele esteja em perfeitas condições. No entanto, se acha que pode precisar de ajuda, vamos concentrar-nos no que causa a pele seca e como pode combater este problema? Continue a ler a minha entrada para aprender tudo sobre o que deve fazer para cuidar corretamente da pele carente de água. Desfrute da leitura!

O que é que faz com que a pele fique seca?

Na maioria dos casos, a secura da pele é o resultado da exposição do nosso corpo a tratamentos de beleza inadequados. Além disso, esta condição de pele está frequentemente associada à idade avançada. Com o tempo, a pele fica mais fina e seca, pois perde água mais rapidamente do que antes. Às vezes, esta condição intensifica-se devido a flutuações hormonais e a algumas doenças como a psoríase ou dermatite atópica.

Tipos de pele seca

Podemos distinguir os seguintes tipos de pele seca:

  • seca – superfície áspera e baça, é fina e retesada, envelhece mais rápido
  • super seca – está rachada, retesada, faz comichão e descama
  • seca e sensível – fina, claramente retesada e hiperreativa ao toque
  • seca e privada da camada protetora – a sua secura é causada pela quantidade reduzida de sebo (lubrificante natural)

Causas para pele seca

Se não reabastecer a pele com água regularmente e se tiver problemas em manter a água no interior, a pele ficará seca muito rapidamente. O termo médico quando a pele é incapaz de reter água no interior é chamado de Perda Transepidérmica de Água e isto perturba a barreira protetora natural. Além disso, a pele perde água quando o processo intensificado de queratinização é iniciado.

O que é que enfraquece as funções de proteção da pele?

Os fatores responsáveis pelo enfraquecimento das funções protetoras da pele são:

  • Raios UV – influenciam negativamente a barreira hidro-lipídica e o cimento intercelular epidérmico. Apanhar sol e usar solários contribuem para a desidratação da pele;
  • condições climáticas – baixa temperatura, clima frio, vento forte e ar condicionado incentivam a perda mais rápida de água;
  • detergentes – o uso de agentes químicos de lavagem contribui para a remoção do revestimento hidrolipídico protetor. Os detergentes também danificam os compostos gordurosos no cimento intercelular epidérmico;
  • cuidados para a pele inadequados;
  • predisposições genéticas;
  • idade – com o passar do tempo, a pele perde a sua capacidade de armazenar água juntamente com outros nutrientes responsáveis por manter a hidratação ao nível certo.

Espero que agora saibam como evitar que a vossa pele fique seca.

Autor: Esther

Centenas de ideias e uma Esther (a amante de cosméticos), a combinação perfeita para o melhor blog de beleza – com opiniões, dicas e informações úteis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *