ARGILAS COSMÉTICAS: HÁ MUITO UTILIZADAS NO CUIDADO DO CORPO E DO ROSTO. TAMBÉM DEVEMOS APLICÁ-LAS NO CABELO?
O artigo de hoje pertence à categoria “Dicas de Beleza Natural” – vou falar de argilas cosméticas. Honestamente, estou a dar os primeiros passos na utilização de argilas cosméticas. Ainda estou a aprender como são poderosas, mas estou ansiosa por partilhar convosco o que descobri até agora. Talvez também estejam tão surpreendidas com a variedade de utilizações que as argilas cosméticas oferecem como eu.
O que são argilas cosméticas?
Vou começar pela pergunta mais importante: O que são argilas, em particular? Sabemos – mais ou menos – qual é a sua aparência mas pouca gente sabe o que são de verdade. Lama em pó? Bem, aparentemente, as argilas cosméticas não passam de minerais naturais. Na maioria dos casos surgem na forma de pó mas, quando combinadas com água ou destilados de ervas, transformam-se numa espécie de polpa lamacenta que solidifica rapidamente.
O que contêm?
Tudo depende do tipo de argila cosmética que escolhem. Os seus constituintes químicos dependem do local onde foi extraída e do seu tipo, ainda assim, independentemente do tipo, encontrarão sempre uma concentração maior ou mais pequena de micro e macroelementos. Entre esses elementos podem encontrar: potássio, magnésio, ferro, zinco, selénio, cálcio, fósforo, entre muitos outros. Além disso, todas as argilas cosméticas são bem toleradas pela pele.
Tipos de argilas cosméticas mais comuns
- A argila branca é ideal para cuidar dos tipos de pele seca, delicada e madura porque limpa, suaviza e nutre a pele. A argila branca melhora o fluxo sanguíneo e estimula os processos de autorregeneração da pele.
- A argila vermelha é adequada para cuidar da pele fatigada, mista e oleosa. Também pode ser utilizada no caso de acne rosácea e varizes, pois proporciona uma regeneração eficaz, acelera os processos de cicatrização de feridas e melhora o fluxo sanguíneo.
- A argila verde é a mais forte entre todas as argilas cosméticas, desinfeta a pele na perfeição, limpa, reduz as irritações, equilibra o pH da pele e tonifica. Apresenta efeito regenerativo e é também conhecida por reduzir a celulite e as estrias.
- A argila rosa é adequada para os tipos de pele sensível, irritada e problemática (ex.: afetada pela acne, cicatrizes, descolorações), pelo que é muito boa a limpar, suavizar irritações e a promover os processos de autorregeneração da pele.
- A argila amarela é recomendada para cuidar da pele fatigada, mista e oleosa e restaurar o equilíbrio, proporcionar alívio, acalmar, nutrir e melhorar a pele.
- A argila azul é a melhor opção para pele sensível, delicada e seca, especialmente para a pele com manchas de descolorações e pontos negros. A argila azul apresenta propriedades regeneradoras e de firmeza da pele. É também altamente nutritiva.
Quais os benefícios da utilização de argilas cosméticas?
As argilas cosméticas, embora produzam vários efeitos, todas elas partilham algumas propriedades características, tais como:
- absorvem impurezas na perfeição
- são reconhecidas como substâncias desintoxicantes
- melhoram a circulação sanguínea
- podem aliviar irritações
- nutrem a pele
- promovem os processos de autorregeneração da pele
- deixam a pele firme e fresca
Aplicação de argilas cosméticas: Corpo, rosto, cabelo
Quais as finalidades das argilas cosméticas?
Na maioria dos casos, as argilas cosméticas são usadas para a limpeza da pele – como ingrediente principal adicionado a máscaras faciais e esfoliantes. As argilas cosméticas combinam bom com destilados de ervas, óleos naturais e outros ingredientes altamente usados que constituem os produtos de beleza caseiros (ex.: ácido hialurónico, glicerina, gel de aloé, gotas de vitaminas). Também pode aplicá-las diretamente no corpo, em particular nas zonas afetadas com celulite e acne.
Também sei que as argilas cosméticas são perfeitamente adequadas para serem aplicadas no cabelo, contudo, raramente o fazem. De qualquer forma, podem distribuí-las por todo o comprimento do cabelo e, quando combinadas com um óleo natural, podem aplicar no couro cabeludo com uma massagem. Depois é só esperar que a argila cosmética limpe a pele, suavize irritações e elimine a caspa. Acima de tudo isso, podem até notar que o cabelo está mais comprido.
Argilas cosméticas ou produtos de beleza que contenham argilas cosméticas?
O que escolher: argilas cosméticas puras ou produtos de loja que já contêm argilas? Bem, a decisão é vossa. Eu recomendo que experimentem primeiro os cosméticos regulares, porque são mais fáceis de aplicar e não requerem uma preparação demorada. Depois de ganharem o gosto pelas argilas, podem começar a usá-las na sua forma pura.
A minha máscara facial favorita com argila cosmética
ORIGINS Original Skin Retexturing Mask with Rose Clay – uma máscara num tubo que contém uma grande quantidade de argila rosa. Além da argila, este produto também contém o incrível extrato de salgueiro, extrato de algas, vários óleos essenciais e ésteres de jojoba que apresentam propriedades esfoliantes. Adoro o cheiro e a consistência que é fácil de aplicar. Também aprecio o facto de que tudo o que precisa de fazer é aplicá-lo no rosto, deixar repousar durante 10 minutos e depois aplicar no rosto fazendo uma massagem suave, enxaguando no final. Os efeitos são visíveis no mesmo momento em que remove a máscara. A sua pele fica radiante, suave e saudável. Mais importante ainda, este produto é eficaz, mas, infelizmente, se quiser adquiri-lo, preparem-se para gastar uma pequena fortuna.
A minha máscara capilar favorita com argila cosmética
L’Oreal Extraordinary CLAY MASK Pre-Shampoo Treatment para cuidar das pontas. Infelizmente, não está disponível em todos os países. Ainda assim, possui uma cor azul-marinho bonita e deixa o cabelo perfeitamente limpo e condicionado num único passo. Gosto muito desta máscara, embora seja bastante ineficaz. Para cuidar do meu cabelo, tenho de usar uma porção muito grande desta máscara, e isto significa que uma embalagem serve apenas para 3 ou 4 aplicações. L’Oreal, dá-me uma embalagem maior, pode ser?
E termino aqui o meu artigo. Espero ter conseguido fornecer muitas informações preciosas e não vão ficar surpreendidas com os efeitos das argilas cosméticas, com o seu método de aplicação ou com qualquer outra coisa relacionada com estes produtos de beleza naturais. Naturalmente, se tiverem alguma questão, digam-me!
Deixe uma resposta